O que é marca pessoal e o que você precisa saber para criar a sua

O que é marca pessoal e o que você precisa saber para criar a sua

  • Post Author:
  • Post published:14/10/2020
  • Post Category:Branding

Qualquer pessoa é uma marca e quando você entende isso, percebe que como tal precisa ser gerenciada. Uma marca pessoal forte é essencial para conquistar o espaço na mente do seu público-alvo e se diferenciar da concorrência.

E vale lembrar aqui que posicionamento é a posição que ocupamos na cabeça dos outros e não o que achamos de nós mesmos. Nesse sentido, posicionamento é uma guerra de percepções e não uma batalha entre produtos tangíveis.

As pessoas, assim como as empresas são capazes de gerar expectativas, criando reputações acerca da sua imagem, apesar de nunca terem desenvolvido, de forma consciente e em boa parte das vezes, uma estratégia nesse sentido.

Sua marca pessoal é o que as pessoas dizem sobre você quando você não está na sala

Jeff Bezos – fundador e presidente da Amazon

Portanto, todo e qualquer profissional que vende seus conhecimentos e sua competência, ou seja, oferece produtos intangíveis, deveria criar e trabalhar a sua marca pessoal para conquistar ainda mais clientes.  

Através da gestão da marca pessoal, também conhecida por branding pessoal, o profissional consegue transmitir exatamente como quer ser lembrado na mente do seu público-alvo, utilizando uma estratégia de comunicação que reforça positivamente aquilo que seus clientes valorizam. 

E quando falamos em estratégia de comunicação, não nos referimos apenas no discurso utilizado nas redes sociais. A gestão da marca pessoal vai muito mais além disso, sendo capaz de alinhar e reforçar os atributos de imagem de forma coerente e consistente seja nas redes sociais, nos produtos intangíveis, nas entregas e nas ofertas deste profissional.

Dicas para criar a sua marca pessoal

Autoconhecimento

Busque compreender quem de fato é você. Quais são suas habilidades, em que acredita e seus valores? Pense em como transmitir a sua história, o seu propósito e qual será o tom da sua comunicação ao fazer isso.

Tenha em mente que ser você mesmo é muito mais fácil do que criar um personagem e acabar agindo de uma forma não condizente com o valores que criou para sua a marca pessoal.

Não tente agradar a todos

Escolher um nicho de mercado faz muito mais sentido do que querer estabelecer um diálogo com muitas pessoas, pois quanto mais específica for a sua marca, mais fácil é para as pessoas se lembrarem de você.

Seja consistente

Entenda que suas ações sempre causam impressões e por isso é tão difícil fazer a gestão da sua marca pessoal quando este processo envolve um falso personagem. 

Afinal, seu modo de vestir, falar, gesticular, defender suas opiniões impactam diretamente na percepção do seu público-alvo. E, portanto, é preciso garantir que o que você promete como marca pessoal seja entregue consistentemente tanto no meio online quanto no offline.

Escute sempre

A melhor maneira de saber se a gestão da sua marca pessoal está sendo eficiente é ouvindo os seus clientes. Seu esforço só faz sentido se a percepção das pessoas estiver alinhada com os seus objetivos. 

Seja como for, não desanime. Reputação é algo que se constrói a longo prazo. Se for necessário, construa novas estratégias para adequar a sua imagem na mente da sua audiência.

Incentive o boca a boca

Se marca pessoal é o que as pessoas falam de você, ser recomendado como autoridade, dentro do seu segmento, por pessoas de verdade não tem preço. Logo, não tenha vergonha de utilizar os depoimentos dos seus clientes no seu site ou nas suas redes sociais.

Como o círculo dourado de Simon Sinek pode te ajudar a construir sua marca pessoal?

De acordo com Simon Sinek, autor, palestrante e consultor que escreve sobre liderança e gestão, nós seguimos aqueles que lideram porque assim queremos e não por obrigação. 


Nesse mesmo sentido, as pessoas não compram o que você faz, mas a razão pela qual você faz e poucas empresas e marcas pessoais conseguem comunicar com clareza o seu propósito.

circulo-dourado-de-simon-sinek
Círculo Dourado de Simon Sinek

Acima de tudo, lembre-se que você é a sua marca. Não importa qual seu cargo, se é um profissional autônomo ou a relevância da empresa na qual trabalha. Todos nós geramos uma impressão na mente do outro e estamos constantemente construindo a nossa reputação.

E se o seu objetivo é criar uma marca pessoal forte, impacte positivamente na vida do seu público-alvo, entregue além daquilo que promete, estabeleça conexões reais e ajude verdadeiramente as pessoas.