“Nunca deixo para amanhã o que posso fazer depois de amanhã”.
Quem não se identifica com a frase de Oscar Wilde, que atire a primeira pedra! Afinal, quantas vezes não preferimos dar atenção às tarefas mais simples e interessantes do dia a dia, do que encarar de peito aberto as obrigações mais complexas cujo impacto é infinitamente maior na nossa vida a longo prazo? Quando fazemos isso, na realidade, estamos cedendo à procrastinação.
O que é procrastinar afinal de contas?
Em contrapartida, engana-se quem acredita que é mera questão de preguiça. O hábito da procrastinação pode envolver outros fatores como dificuldade de atenção, medo de errar e perfeccionismo. Nesse sentido, todos nós já optamos pela satisfação imediata ao invés de enfrentar o desconforto, a dificuldade de aprender algo novo ou a sensação de ter falhado em algo importante. Pense na quantidade de projetos de faculdade que são feitos dias antes ou até mesmo na véspera da data de entrega apesar do prazo dado pelo professor ter sido superior a um mês. Além disso, você é capaz de lembrar quantas vezes começou o seu dia de trabalho pelas tarefas mais banais, deixando por último a mais complexa e desgastante?
Em suma, procrastinar de vez em quando não é um problema, tornar isso um hábito é que é, uma vez que influencia na nossa produtividade e aumenta a sensação de ansiedade e preocupação, como se tivéssemos sempre algo por finalizar, mas que nunca chegamos a iniciar.
Como a procrastinação impacta na sua produtividade
A ideia de abrir seu próprio negócio, de empreender pode parecer, a princípio, algo tão complexo, tão distante da sua realidade, que é quase impossível não se render à procrastinação. Como resultado, a gente pensa: Amanhã, eu faço. É tanta coisa que, um dia a mais ou um dia a menos, não faz diferença. Pronto! Lá vamos nós, outra vez, para o sofá, assistir Netflix, responder as milhares de mensagens do WhatsApp e Telegram, além de acessar o Instagram, tudo junto e ao mesmo tempo. E assim, um dia vira um mês e, quando a gente menos espera, passou um ano.
6 dicas práticas para você não ceder à procrastinação
Mas afinal, o que podemos fazer para sairmos da inércia e entrarmos em ação, ignorando, inclusive, todas as tentações tecnológicas cada vez mais presentes em nossas vidas?
- Determine uma data
Antes de tudo, defina um prazo, mesmo que ele não exista. Isso torna o objetivo algo palpável, criando um compromisso. Coloque esta data em algum lugar bem visível e se comprometa de verdade com ela. Por exemplo: quero abrir minha empresa até o final do ano.
- Transforme em pequenas tarefas
Desdobre a grande meta em metas menores. Pode parecer uma bobagem, mas é muito mais fácil se comprometer com pequenas tarefas todos os dias e alcançar o objetivo final, do que realizar algo imenso de uma só vez. Em outras palavras, se o seu objetivo é construir uma marca forte para o seu negócio, é preciso definir sua estratégia de branding primeiro para depois poder debruçar sobre as estratégias de marketing.
- Enfrente o mais assustador primeiro
Foque, antes de mais nada, na tarefa mais difícil do dia. Se você finalizar isso logo, o seu dia será mais leve e as chances de adiar o mais importante diminuem e muito!
- Planeje
Faça listas realistas e que te ajudem a priorizar as tarefas do dia. Comece pela mais importante, desagradável ou complexa sempre.
- Celebre cada avanço
Comemore cada tarefa concluída, pois a sua determinação em executar todas, gradualmente, o aproxima do seu objetivo final. Você pode até criar um sistema de recompensas para celebrar seu progresso.
- Não esqueça aquilo que te move
Acima de tudo, lembre-se sempre do seu propósito. Qual era o seu sonho quando você estabeleceu aquela meta? Não perder o foco é muito importante para vencer a procrastinação.
Parafraseando Fernando Pessoa:
“Nós somos do tamanho dos nossos sonhos”.
Portanto, não desista dos seus. Ignore qualquer pensamento parecido com “Amanhã eu começo” ou “Quando chegar a hora certa eu faço”. A hora certa é agora! Por menor que seja a sua tarefa, faça hoje. Não adie seus sonhos e sim planeje como alcançá-los.
Conteúdo extra recomendado pela nossa equipe
Se quiser aprofundar ainda mais sobre este tema, seguem duas sugestões de vídeo para você. Esperamos que goste! 🙂