O que é pesquisa de mercado?
Pesquisa de mercado é uma ferramenta, que vai gerar informações sobre o seu mercado e seu público, e te dar o conhecimento necessário para definir as estratégias da sua empresa. Fazer uma pesquisa de mercado é a melhor forma de obter as informações que você precisa para tomar decisões com base em dados concretos, e não em achismos.
Qual a importância de fazer pesquisa de mercado?
Fazer uma pesquisa de mercado, vai possibilitar você:
- avaliar se vale a pena investir em um empreendimento
- levantar informações estratégicas para o seu negócio
- desenvolver estratégias mais competitivas
- lançar novos produtos, serviços e/ou campanhas
- sondar novos nichos
- criar novos segmentos
- avaliar e otimizar processos internos
Através da pesquisa de mercado, é possível conhecer seu público alvo e a concorrência, detectar novas tendências e identificar oportunidades. Por essa razão, a pesquisa de mercado é tão importante. Ela é uma ferramenta estratégica que ajuda empreendedores a tomar decisões com mais confiança e minimizar os riscos.
Exemplificando, no seu dia a dia, quando você resolve comprar algum produto ou serviço, como você costuma fazer essa decisão? Provavelmente, antes de comprar você pesquisa: preço em diferentes lojas, qualidade de diferentes marcas, formas de pagamento, benefícios que esse produto ou serviço vai trazer pra você. Certo? Quando você tem um negócio, você deve fazer a mesma coisa. Quanto mais informações você tiver, melhor e de forma mais assertiva você vai conseguir trabalhar.
Como fazer?
Não existe uma fórmula pronta para fazer a busca dessas informações. Isso quer dizer que elas podem ser obtidas de duas maneiras diferentes:
Pesquisa primária:
Quando você coleta os dados diretamente dos seus clientes ou contrata uma empresa para realizar a pesquisa, coletar e analisar os dados.
Pesquisa secundária:
É quando as informações são coletadas e analisadas por terceiros (profissional ou empresa especializada), e ficam disponíveis para consultas. Tal como: artigos, estudos acadêmicos, guias e relatórios realizados por instituições ou outras empresas privadas. Exemplos: Associações comerciais, industriais e sindicatos; Centros de pesquisa, cooperativas e agências de desenvolvimento; Centros tecnológicos; IBGE; Jornais, revistas e publicações especializadas; Órgãos do Governo Federal; Prefeituras; Sebrae; Secretarias de Estado; Think with Google; Universidades.
Quais dados são importantes para a minha pesquisa?
Os dados da sua pesquisa podem e devem incluir:
- dados básicos (nome, sexo, profissão, faixa etária, renda, telefones, e-mails e endereço)
- características comportamentais (motivações, medos, necessidades e até as dores do seu cliente ideal)
- hábitos de consumo: o que compram? Por que compram? / Com qual frequência?
- benchmarking, isto significa, uma análise estratégica aprofundada das melhores práticas usadas por empresas do mesmo setor que o seu
Como o mundo digital pode te ajudar
Hoje em dia, com as inúmeras informações disponíveis no mundo digital e a facilidade de interação com o usuário nas redes sociais, a pesquisa pode ser feita de forma muito mais rápida e espontânea. Faça um roteiro de perguntas prontas e use quando estiver conversando com um cliente ou com um lead. Não esqueça de anotar as respostas para poder consultar sempre que necessário. 😉
Como criar formulários de pesquisa de mercado?
Logo abaixo vamos indicar algumas ferramentas online pra te ajudar a criar formulários de pesquisa. Você tem que entender que, quem deve criar o conteúdo desse questionário, é você. Só você sabe quais perguntas são mais importantes para o seu negócio. Elas precisam ser bem planejadas, serem claras e objetivas, para não deixarem dúvidas e nem respostas ambíguas.
1º passo – Definir o objetivo da pesquisa de mercado
O que você quer descobrir com essa pesquisa? Exemplo: Devo ajustar meu preço? Meu público tem interesse nesse produto? Meus clientes estão satisfeitos com o meu atendimento?
2º passo – Saber o público-alvo da pesquisa
Com o objetivo da pesquisa já definido, agora você já deve saber qual o público-alvo você deve se direcionar. São os clientes? Concorrentes? Colaboradores? Fornecedores? A resposta pode ser: consumidores da classe AB, mulheres brasileiras, que moram fora do Brasil, com idade entre 25 e 40 anos.
3º passo – Determinar o tamanho da amostra da pesquisa
Isso é, a quantidade de pessoas escolhidas para responder a sua pesquisa. Neste link, você pode descobrir como chegar a esse número.
4º passo – Elaborar um roteiro de perguntas
Essa é a parte mais importante do processo da pesquisa de mercado. Como dissemos mais acima, é fundamental que as perguntas sejam claras, objetivas e imparciais. As perguntas podem ser:
- múltipla escolha: ter no mínimo 3 opções de respostas pré-determinadas.
- dicotômicas: são apenas duas opções. Ou “sim ou não”, ou “verdadeiro ou falso”
- resposta única: são perguntas objetivas como gênero, escolaridade e idade.
- ranking: respostas ordenadas por uma escala determinada na pergunta. Exemplo: do melhor para o pior.
- aberta: a resposta é uma opinião da pessoa que está respondendo o questionário. Pode existir uma limitação do número de caracteres, aceitar somente números ou formatos pré-definidos.
5º passo – Escolher por qual canal fazer a pesquisa de mercado
A pesquisa de mercado poder ser feita online, pelo direct do Facebook e do Instagram, por email, telefone e, até mesmo, durante uma reunião com o seu cliente.
Caso você opte por fazer a pesquisa online, você tem a opção de incorporar os questionários às redes sociais e/ou ao site da sua empresa. Aqui vão algumas sugestões de plataformas para a pesquisa:
Google Forms:
A plataforma de formulários do Google é uma das mais utilizadas, e está disponível de forma gratuita para qualquer pessoa que tenha uma conta no Google. Você pode criar o ser formulário de forma fácil e intuitiva. Aqui tem um tutorial completo pra você criar um formulário no Google Forms. =)
MindMiners:
Tem uma proposta diferente e aposta em questionários prontos para usar e testados por especialistas em estatística. Caso você queira personalizar o seu formulário, também pode. Saiba mais sobre os questionários certificados da MindMiners aqui.
Opinion Box:
É uma startup brasileira, que oferece duas opções de pesquisa: personalizável e a pesquisa com especialistas, em que profissionais da startup cuidam do projeto, do início ao fim. Eles têm opções gratuitas e pagas. Para saber mais sobre como fazer pesquisa de mercado com a Opinion Box, clique aqui.
SurveyMonkey:
Um dos formulários de pesquisa mais conhecidos, com alguns templates prontos que você pode personalizar. Na versão gratuita, você consegue fazer algumas pesquisas. Apesar disso, existe um limite de perguntas. E você não tem acesso a algumas funções, como, exportação das respostas. Neste link, você encontra um vídeo explicando como utilizar o SurveyMonkey para criar um questionário.
Typeform:
Tem um layout elegante e customizável, é super fácil de usar e tem versão gratuita. Você pode enviar sua pesquisa por e-mail ou SMS, e todas as respostas serão gravadas na ferramenta. Você vai poder analisar e gerar gráficos através desse banco de dados. A grande desvantagem do Typeform é que não existe uma versão em português, só em inglês e em espanhol. Logo, pra quem não fala esses idiomas pode ser difícil gerar o formulário. Apesar disso, caso ele seja preparado em português, a sua pesquisa também vai ser gerada em português. Quer aprender como criar um formulário online usando o Typeform? Clica aqui.
6º passo – Analisar os resultados
Agora, com a pesquisa de mercado feita e com os resultados na mão (ou no computador hahaha), você precisa compilar e organizar essas informações por padrões. Faça uma planilha no Excel ou no Google Sheets.
Para visualizar de forma mais clara os resultados da sua pesquisa, crie gráficos. Algumas das plataformas de formulários que sugerimos acima, já fornecem alguns dados em forma de gráficos. Antes de qualquer coisa, utilize esses dados gerados e faça uma análise mais detalhada para conhecer o seu negócio mais a fundo. Tente encontrar correlações entre as informações. Isso pode, inclusive, te dar insights para conhecer mais a fundo as necessidades e desejos dos seus clientes.
Esses relatórios vão servir como referência para você entender a pergunta que você fez lá no 1º passo: o que você queria descobrir com essa pesquisa. Com o tempo, e realizando novas pesquisas, vai ficar mais claro a evolução e os resultados da sua empresa.
Pra concluir…
Pesquisa de mercado é uma ótima maneira de reduzir os riscos. Quanto mais conhecimento você tiver do seu mercado, melhor você poderá entendê-lo. Além de te dar embasamento suficiente para tomar decisões mais assertivas, planejar ações mais estratégicas e colher os frutos de decisões bem feitas.