No marketing digital existem tantos termos, tantas técnicas, métodos e ferramentas disponíveis que, às vezes, a gente fica até meio perdido. 🤯
Pensando nisso, resolvemos criar o Dicionário Piin.
Pesquisamos na internet as melhores e mais claras definições de cada uma dessas expressões, para te ajudar a entender melhor cada uma delas. Na próxima vez que ler, ouvir, ou quiser falar alguma delas você já não vai mais ter dúvidas. E, com o tempo, ainda vai conseguir colocar em prática tudo que você vai aprender aqui!
Seja bem-vindo! Seja bem-vinda!🤩
Sumário
- avatar
- brand equity
- branding
- CAC
- canva
- canvas
- CTA
- estratégia
- funil de vendas
- identidade visual
- inbound
- KPI
- landing page
- lead(s)
- link building
- logo
- LTV
- mapa de empatia
- marca
- marketing de conteúdo
- marketing digital
- material rico
- objetivos SMART
- outbound
- persona
- propósito
- público-alvo
- ROI
- SEO
- tática
- thumbnail
Avatar:
O mesmo que persona.
Brand Equity:
Significa o valor agregado a um produto ou serviço em função da percepção positiva que a marca apresenta, ou seja, o valor da marca. Quanto mais forte é a imagem positiva da empresa, maior é o valor dela no mercado. (Por Agência Piin)
Branding:
É o processo de conhecer e saber definir quem é a sua marca, sua identidade, sua essência. A essência da marca revela o que ela tem de único, o que a diferencia das outras. É um processo contínuo de desenvolvimento interno, que vai sempre guiar o progresso e a evolução do seu negócio e gerir as ações estratégicas da sua marca. (Por Agência Piin)
CAC:
Custo de Aquisição de Clientes (em inglês, Customer Acquisition Cost – CAC) é um indicador que aponta o quanto uma empresa investe para atrair potenciais clientes e transformá-los em compradores efetivos. Ou seja, é o cálculo de todos os investimentos feitos em marketing e vendas para gerar receitas com os produtos ou serviços de um negócio. (Por Zenvia)
Canva:
É um editor gratuito que permite criar artes sem complicações pelo celular ou computador. Pode ser usado para produzir cartões comemorativos, convites, imagens para redes sociais e até mesmo currículos. (Por Helito Bijora – TechTudo)
Canvas:
É uma ferramenta bastante útil para quem já tem ou está planejando o seu negócio. Trata-se de um esquema visual que possibilita às pessoas co-criarem modelos de negócios analisando nove elementos que toda empresa ou organização possuem: proposta de valor, parcerias chaves, atividades chaves, recursos chaves, relacionamento com clientes, segmentos de clientes, canais de distribuição, estrutura de custos e fluxo de receitas. (Por Gleison Mota – Administradores)
CTA:
Ou Call-to-Action em inglês, significa “chamada à uma ação”. É uma das ações mais eficientes no mundo do marketing, pois seu grande objetivo é incentivar uma tomada para ação. Pode ser usada para o processo de compra, para fazer com que alguém baixe um ebook ou para dar opiniões em algum post do Instagram, Facebook e blogs. Usar CTA promove um maior engajamento em tudo que fizer. (Por Tiago Mascarenhas – Gerenciagram)
Estratégia:
É abstrata e baseada em objetivos de longo prazo. “Conjunto de decisões que determinam o comportamento a ser exigido em um determinado espaço de tempo”. (Simon) Através da estratégia pode-se saber onde queremos chegar e o caminho para alcançar esse lugar. (Por Camila Carvalho – Administradores)
Funil de vendas:
É o nome pelo qual se conhece o processo que acompanha o cliente desde seu primeiro contato com uma empresa ou solução por ela oferecida. Tem início na prospecção e segue até a concretização do negócio. Em cada etapa, há uma estratégia para conduzi-lo ao desfecho desejado. (Por Hugo Rocha – klickpages)
Identidade Visual:
É a combinação de elementos visuais que refletem um nome, ideia, produto, empresa ou serviço. As cores, tipografias, formatos e até frases, como o slogan, possuem o papel de gravar na mente do público, de forma rápida e objetiva, qual é a sua identidade visual e sua missão. (Por Neil Patel)
Inbound:
Em uma tradução livre, o termo Inbound Marketing pode ser definido como marketing de atração. É o conjunto de estratégias de marketing que visam atrair e converter clientes usando conteúdo relevante. É o cliente quem procura a empresa e não o contrário. (Por Resultados Digitais)
KPI:
Key Success Indicator. Em português: Indicador-Chave de Desempenho. É empregado para medir o desempenho dos processos mais importantes de uma empresa e, com essas informações, colaborar para que alcance seus objetivos. É justamente esse tipo de acompanhamento, proporcionado pelos KPIs, que permite que gestores e equipes de marketing saibam exatamente o que está funcionando, o que merece mais atenção e o que precisa ser ajustado no marketing digital. (Por Neil Patel)
Landing Page:
É uma página que possui todos os elementos voltados à conversão do visitante em lead. Também conhecidas como páginas de aterrissagem ou páginas de conversão, as Landing Pages são muito usadas em campanhas de marketing digital, pois costumam ter altas taxas de conversão. (Por Resultados Digitais)
Lead(s):
São pessoas que demonstram interesse em adquirir o produto ou serviço da sua empresa, portanto, são potenciais clientes. (Por Lucas Gabriel – Rock Content)
Link Building:
É o conjunto de estratégias de SEO, que têm o papel de mostrar ao Google a popularidade e a autoridade do site diante do mercado. O buscador investiga os links que direcionam para o site para saber se ele é bastante citado e se tem boas referências. (Por Camila Casarotto – Rock Content)
Logo:
Ou logotipo. Mostra a personalidade, o propósito e a essência da marca através de um símbolo gráfico. É uma das formas como a sua marca se expressa. Faz parte da construção da sua identidade visual e serve para que os clientes reconheçam sua marca logo de cara. (Por Agência Piin)
LTV:
Ou Life Time Value, em inglês (Valor do Tempo de Vida, em uma tradução direta para o português), é uma métrica que indica qual é o valor de um cliente para uma empresa durante todo seu relacionamento com ela. (Por Douglas Silva – Agendor Blog)
Mapa de empatia:
É um recurso incrível capaz de detalhar a personalidade do seu cliente ideal e, consequentemente, trazer insights importantes para o seu negócio. (Por Agência Piin)
Marca:
A marca vai muito além da sua própria representação gráfica (logo).É algo muito mais complexo. Marca é o que o público pensa e sente sobre os produtos ou serviços associados à sua empresa. (Por Agência Piin) “Marca é o que as pessoas dizem sobre você quando você não está no quarto” – Jeff Bezos, CEO da Amazon.
Marketing de conteúdo:
O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing digital focada na criação e distribuição de conteúdo relevante (como artigos, ebooks e posts nas redes sociais), sem promover explicitamente a marca. Com o Marketing de Conteúdo, a empresa ajuda seu público-alvo a resolver seus problemas e vira uma autoridade no assunto. (Resultados Digitais)
Marketing digital:
O Marketing Digital é o marketing realizado em ambiente digital. Ele usa ferramentas como redes sociais, e-mail marketing e sites. O ambiente web permite que as empresas se aproximem mais de seus públicos, e é nesse ponto que precisam saber se comunicar da forma correta. (Por Rodolfo Benetti – Orgânica Natura Marketing)
Material Rico:
É o nome dado a qualquer conteúdo produzido no marketing digital para a obtenção e nutrição de leads. São produções com maior entrega de valor, geralmente são mais denso, extenso e aprofundado, mas que exigem que a pessoa entregue informações sobre si em troca do acesso. (Por Rafael Marques – Mirago) Exemplo: Nosso Mapa de Empatia.
Objetivos SMART:
Ou metas SMART, é uma rica ferramenta de administração. É uma forma inteligente de definir onde você deseja chegar. SMART significa: específicos (specific), mensuráveis (measurable), alcançáveis (achievable), realistas (realistic) e temporal (time based). A ideia é facilitar a definição de metas e, assim, ajudar pessoas e empresas a terem mais clareza sobre o que fazer para alcançar os resultados desejados através do marketing digital. Por Agência Piin)
Outbound:
É o que chamamos de marketing tradicional. A marca é ativa no processo de prospecção de clientes. São consideradas ações de Outbound Marketing comerciais de TV, rádio, internet, telemarketing, mala direta, flyers e links patrocinados, por exemplo. (Por Raffcom)
Persona:
Personagem fictícia criada a partir do seu cliente ideal. É o modelo de um dos perfis de cliente ideal existentes no público-alvo. É uma descrição detalhada de personagens fictícios que reúnem as características que um cliente real poderia ter. Por Agência Piin)
Propósito:
É a razão porque sua marca existe. Não apenas o que sua empresa faz, ou os benefícios que seus produtos trazem, mas como esta pretende realmente contribuir para um mundo melhor. O propósito de marca é um norte para a sua estratégia de marketing digital, capaz de unificar consumidores e toda a cultura organizacional na conquista de um objetivo maior. (Por Glauber Serafim – Elévon)
Público-Alvo:
Público-alvo é um grupo de pessoas com características semelhantes, também conhecido como target. Tem como base seu perfil social, econômico e demográfico. Não se refere a uma pessoa específica. Dentro do público-alvo existem dezenas de personas. (Por Agência Piin).
ROI:
O termo ROI é uma sigla para a expressão em inglês “Return over Investment”, ou “Retorno sobre Investimento”. Por meio desse indicador, é possível saber quanto dinheiro a empresa está ganhando (ou perdendo) em cada investimento realizado. (Por Marina Cordeiro – Rock Content)
SEO:
Significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca). É um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. Essas otimizações visam alcançar bons rankings orgânicos gerando tráfego e autoridade para um site ou blog. SEO é uma das principais estratégias do marketing digital. (Por André Mousinho – Rock Content)
Tática:
É um aspecto prático da estratégia. O plano de ação. É o como as coisas serão feitas de imediato. Para o enxadrista russo Savielly Tartakower, “tática é saber o que fazer quando há o que fazer”. (Por Sage Blog)
Thumbnail:
Em inglês significa “unha do polegar”, indicando algo pequeno. Mas no meio digital as thumbnails são utilizadas como sinônimo de miniaturas. Em outras palavras, uma thumbnail é uma imagem comprimida que prevê a imagem original. Como a capa de um vídeo, por exemplo. Sua principal função é trazer informação ao usuário de maneira mais rápida. Por Neil Patel.
📍Se sentir falta de algum termo do marketing digital aqui, deixe seu comentário. 👇🏼👇🏽👇🏾👇🏿